11. Perguntas Frequentes¶
Para esclarecimento de possíveis dúvidas relacionadas à operação do sistema Invision CME, os tópicos a seguir representam as perguntas mais frequentes, relacionadas ao uso do sistema nos hospitais:
11.1. O que devo fazer quando realizo a leitura do item de um material em uma etapa e o sistema exibe a seguinte mensagem:¶
Quando o sistema exibe esta mensagem, significa que o material não está sendo lido na etapa sequencial ao seu último registro realizado no sistema. Observe que o próprio sistema informa em qual etapa o material deve ser lido (respeitando a sequência das seis etapas de leitura: “expurgo recebimento” > “expurgo limpeza” > “preparo” > “esterilização” > “arsenal entrada” > “arsenal saída setor”). Para maiores informações, realize a leitura do material na tela de rastreabilidade, onde é possível obter informações do último ciclo do material como data, horário e última etapa em que o material foi lido. Caso seja necessário, utilize a ferramenta “reprocessamento de materiais” para que o sistema aceite realizar novo recebimento do material no expurgo e para que seja possível refazer o fluxo com o material. Todos os níveis de usuário tem permissão para utilizar a ferramenta.
11.2. Encontrei um material vencido, ou com a embalagem rasgada/violada no arsenal. O que devo fazer?¶
Neste caso, é necessário utilizar a ferramenta “reprocessamento de materiais” e selecionar a justificativa mais adequada para a situação. Após registrar este processo, o sistema permitirá realizar novamente a leitura do material no recebimento do expurgo. Todos os níveis de usuário tem permissão para utilizar a ferramenta.
11.3. Preciso realizar a reposição de itens de um material no arsenal. Como registrar no sistema?¶
Para incluir um novo item em um material do arsenal, utilize a ferramenta “reprocessamento de materiais” e selecione o motivo “Reposição de itens”. Após realizar este registro, utilize a ferramenta “Alteração de composição”. Através desta funcionalidade é possível trocar ou adicionar itens ao material em que deseja realizar reposições. Por fim, realize novamente o recebimento do material no expurgo e inicie um novo fluxo. Lembre-se de que esta funcionalidade só pode ser utilizada por um usuário operador nível 2 ou administrador.
11.4. O que devo fazer quando um material realizou saída para um setor, porém não foi utilizado e precisa voltar para o arsenal do CME?¶
Realize a leitura do material na ferramenta “Retorno ao arsenal”. Após isso, acione o botão “finalizar” e o material estará apto para realizar novamente o processo de saída setor no arsenal. Todos os níveis de usuário tem permissão para utilizar a ferramenta.
11.5. Recebi de um setor um material vencido, que não foi utilizado. O que devo fazer?¶
Neste caso, o sistema identifica automaticamente que o material está vencido ao ser lido na etapa de recebimento na área de expurgo. É recomendado seguir o fluxo normalmente com esse material, pois o sistema registra a informação de recebimento com data de validade expirada e exibirá todos os dados do registro no “Relatório de não conformidades”, incluindo a origem do material.
11.6. Realizei o registro de um processo incorretamente. Como devo proceder?¶
É possível utilizar a ferramenta “Ações corretivas em processos”, que possibilita realizar alterações nos dados registrados durante a leitura das etapas. Todos os níveis de usuário tem permissão para utilizar a ferramenta.
11.7. Um equipamento de esterilização foi abortado e preciso realizar o reprocessamento de todos os materiais. O que devo fazer?¶
É necessário utilizar a ferramenta “Aborto de ciclo de equipamento” e informar o lote do ciclo abortado. É necessário ter atenção para que os materiais abortados não sejam recebidos no arsenal após o processo de esterilização, pois nesse caso não é possível utilizar esta ferramenta. Após este registro, o material pode ser lido novamente na esterilização. Lembre-se de que esta funcionalidade só pode ser utilizada por um usuário operador nível 2 ou administrador.
11.8. Cadastrei um material errado, posso editá-lo?¶
É possível realizar edições no cadastro de um material, desde que este ainda não tenha iniciado nenhum ciclo no sistema. Caso já tenha realizado um ciclo com este material, é necessário excluir o cadastro e criar novamente. É necessário avaliar criteriosamente a necessidade da realização de tal edição, visto que esta ação pode provocar conflitos nos registros realizados com o material. Lembre-se de que esta funcionalidade só pode ser utilizada por um usuário operador nível 2 ou administrador.
11.9. Recebi um item de material sem a microetiqueta de rastreabilidade. Como proceder?¶
Neste caso, é crucial identificar o tipo de item que não possui a microetiqueta QR Code e verificar se este item está vinculado a um material específico. Posteriormente, localize o item na tela do “Inventário de Itens” e proceda com a edição do código do item para registrar o código da nova microetiqueta do item. Lembre-se de que esta funcionalidade só pode ser utilizada por um usuário operador nível 2 ou administrador.
11.10. O que devo fazer quando finalizo a leitura de materiais na área de preparo ou esterilização e o sistema exibe a seguinte mensagem:¶
O sistema exibe esta mensagem quando o Browser Print, ferramenta necessária para possibilitar a impressão na Zebra, não está devidamente instalado no computador em uso ou quando é encontrado algum problema de configuração da ferramenta. Neste caso, reinicie o computador e, caso o problema persista, acione a TI do hospital.
11.11. Registrei o preparo de 3 materiais com nomes idênticos simultaneamente. Como diferenciar as etiquetas de preparo de cada um?¶
Acesse o ícone “Rastrear” localizado no menu lateral e selecione a opção “Rastrear material”. Em seguida, realize a leitura do QR code de um item de cada material e consulte o número de ID. Ele se localiza junto ao nome do material, seguido do símbolo “#”, por exemplo: “CAIXA DE CESÁREA #45”… Para facilitar a identificação, confira o ID correspondente em cada etiqueta de preparo. É recomendado deixar a etiqueta de preparo próxima ao material correspondente a cada registro, evitando possíveis confusões.
11.12. Como visualizar no sistema um material vencido?¶
Acesse o ícone de “Relatórios” localizado no menu lateral, e selecione a opção “Vencimento de materiais”. Neste relatório é possível visualizar a listagem de todos os materiais vencidos e também aqueles que estão prestes a vencer.
11.13. Realizei a troca do detergente enzimático de um equipamento. Como registrar no sistema?¶
Acesse o ícone de “Ferramentas” localizado no menu lateral, e selecione a opção “Troca de Insumos/produtos”. Esta ferramenta permite o registro de lote, fabricante e data de validade de insumos e produtos utilizados no CME, abrangendo detergentes, desinfetantes e embalagens. Para visualizar os registros das trocas realizadas, clique no ícone “Relatórios”, também localizado no menu lateral, e selecione “Troca de Insumos/Produtos”. Todos os níveis de usuários têm permissão para efetuar registros e consultar os dados do relatório.
11.14. Recebi uma ligação do bloco informando que um determinado material não foi entregue ao setor. Onde posso consultar a localização do material?¶
Acesse o ícone “Rastrear” localizado no menu lateral e selecione a opção “Rastrear material”. Em seguida busque o material desejado por meio do número de ID do material, por meio da leitura do QR Code impresso na etiqueta de preparo ou esterilização, ou através da leitura do QR Code da microetiqueta de algum item que pertence ao material. Na tela de rastreabilidade, é possível acessar todas as informações relevantes sobre o material, incluindo seus dados cadastrais, localização atual e histórico completo de ciclos, detalhes sobre a integridade do material, como a presença de peças faltantes e registros de não conformidade. Além disso, é possível verificar se o material está vencido, em manutenção ou se foi devolvido para algum proprietário externo. Consulte também o “Relatório de Processamentos” para obter informações sobre liberações de materiais para setores.
11.15. Registrei vários processamentos de materiais. Onde posso acessar meus registros?¶
Acesse o ícone de “Relatórios” localizado no menu lateral, e selecione a opção “Processamentos”. Este relatório exibe os registros realizados durante a leitura do material em cada uma das etapas de processamento realizadas nas áreas de expurgo, preparo, esterilização e arsenal. O acesso ao relatório varia de acordo com o nível do usuário: os usuários operador nível 2 e administrador têm acesso completo, enquanto o operador nível 1 só pode visualizar seus próprios registros.
11.16. Como cadastrar materiais OPME sem a rastreabilidade de itens?¶
Comece cadastrando um tipo de item, preenchendo os campos com nome, fabricante, quantidade de peças e, se aplicável, o limite de esterilizações. Certifique-se de que a opção “permitir cadastro sem código” esteja desabilitada. O nome do tipo de item deve corresponder ao material, por exemplo: “CAIXA OPME”. Se for necessário controlar a quantidade de itens que compõem o material, preencha a quantidade de peças do tipo do item correspondente ao número de instrumentos que compõem o material OPME. Caso contrário, mantenha a quantidade de peças predefinida como 1. Posteriormente, prossiga com o cadastro normal do material e adicione o item do tipo previamente cadastrado. Escolha um instrumento do material para receber a microetiqueta de rastreabilidade, ela será utilizada para identificar o material durante as leituras das etapas. Atenção, essa abordagem de cadastro compromete a rastreabilidade de itens e impacta diretamente em dados de relatórios e dashboard. Lembre-se de que esta funcionalidade só pode ser utilizada por um usuário operador nível 2 ou administrador.
11.17. Como reimprimir etiquetas de preparo e esterilização?¶
Acesse o ícone “Rastrear” localizado no menu lateral e selecione a opção “Rastrear material”. Em seguida busque o material desejado por meio do número de ID do material, por meio da leitura do QR Code impresso na etiqueta de preparo ou esterilização, ou através da leitura do QR Code da microetiqueta de algum item que pertence ao material. Na tabela de “Ciclos de processamento”, localize a etapa desejada e clique no ícone “imprimir” localizado na coluna de ações. Caso tenha realizado edições por meio da ferramenta “Ações corretivas em processos”, clique no ícone “atualizar etiqueta” também localizado na coluna de ações e, em seguida, proceda com a impressão. Todos os níveis de usuários têm permissão para utilizar essa funcionalidade.
11.18. Como registrar um ciclo de urgência?¶
Ao realizar o registro de esterilização com os materiais desejados, na tabela de “Dados do processamento”, selecione a opção “Ciclo de Urgência” para indicar que aquele é um ciclo de urgência.
11.19. Como fazer a devolução de materiais de proprietários externos?¶
Acesse o ícone de “Ferramentas” localizado no menu lateral, e selecione a opção “Devolução de materiais”. Em seguida, realize a leitura do código do material, ou digite o ID e tecle “enter” para que o material seja inserido na listagem de materiais que serão devolvidos. Em seguida, clique no botão “confirmar” para acessar a tela de leitura dos itens. Realize a leitura de todos os itens que compõem o material. É importante destacar que a leitura dos itens é opcional. Após completar a etapa de leitura, preencha os dados do responsável pela retirada do material que será devolvido. É fundamental destacar que após um material ter sido devolvido, o retornar ao CME para passar ser submetido a novos processamentos, ele deverá ser lido primeiramente na etapa de recebimento no expurgo e, posteriormente, poderá ser lido nas etapas subsequentes. Todos os níveis de usuários têm permissão para utilizar essa funcionalidade.