7. Processamento de materiais¶
O sistema contempla uma tela operacional para registro de todas as etapas de processamento dos materiais (Figura 1). Existem seis etapas de leitura obrigatórias, realizadas nas quatro áreas do CME, sendo elas:
Figura 1 - Página para registro de etapas¶
No canto superior direito, é possível escolher a área em que o colaborador irá operar, clicando no nome da área atual (Expurgo, preparo, esterilização ou arsenal). O campo “realize a leitura de um código”, localizado no centro da tela, permite realizar a leitura dos itens desejados. Acima desse campo de leitura, é possível visualizar o nome da etapa que está sendo realizada. Ao clicar na seta para baixo, é possível trocar a etapa desejada (caso exista outra etapa na área selecionada).
O questionário “Dados do processamento”, localizado ao lado direito da tela, é alterado conforme a área e o processo que será registrado. Todos os campos devem ser preenchidos corretamente e conferidos após a leitura de todos os itens (ou pacotes).
Nas etapas “Recebimento”, “Limpeza” e “Preparo” é necessário realizar a leitura dos itens do material.
Ao realizar a leitura de um item, o sistema irá identificá-lo e abrirá um modal com informações do material que aquele item pertence (Figura 2). Caso precise cancelar a leitura do material, acione o botão “Cancelar leitura”. Clique no botão “Confirmar” para prosseguir com a leitura dos itens. Após a confirmação deste modal, o sistema exibirá uma tabela com o material identificado e os itens de sua composição (Figura 3).
Figura 2 - Modal de informações do material¶
Figura 3 - Página para registro de etapas: material identificado¶
Após identificar o material, o sistema permite a leitura de todos os itens que o compõem, destacando o último item lido com a cor verde (Figura 4). Para visualizar fotos do item lido, acione o botão e para registrar não conformidades para um item lido, acione o botão
.
Quando um item possui o registro de não conformidade registrado em etapas anteriores, este material é exibido na listagem com o ícone . Ao passar o mouse acima do ícone, o sistema exibe qual foi a não conformidade registrada para o item. Caso um item possua peças extraviadas, a quantidade de peças
é exibida na cor vermelha. Quando algum material apresenta itens extraviados, os itens faltantes são exibidos na listagem com o fundo preenchido com a cor vermelha (Figura 5).
Figura 4 – Página para registro de etapas: item lido¶
Figura 5 – Tabela de materiais lidos: não conformidades registradas em etapas anteriores¶
Após finalizar a leitura dos itens de todos os materiais desejados, acione o botão “finalizar”. Pressione o botão “Limpar” caso deseje cancelar todas as leituras.
Nas etapas “Esterilização”, “Entrada arsenal” e “Saída setor” é necessário realizar a leitura do material embalado por meio do QR code das etiquetas de preparo ou esterilização. Essa leitura pode ser realizada utilizando a câmera do dispositivo, por meio do botão da câmera localizado no canto direito (Figura 6). Ao acionar o botão, a tela de leitura da câmera é exibida para escanear o QR Code (Figura 7). Para cada material que desejar escanear, é necessário acionar o botão de leitura da câmera.
Figura 6 – Botão de leitura por câmera¶
Figura 7 – Tela de leitura por câmera¶
7.1. Fluxo de processamento para Críticos¶
Apresentamos abaixo as orientações para o registro correto das etapas de leitura de rastreabilidade para os materiais das categorias “Críticos”, em conformidade com as diretrizes de boas práticas para o processamento de produtos de saúde, conforme especificado na RDC 15.
O fluxo de processamento desses materiais requer o registro obrigatório das 6 etapas de processamento, sendo elas: recebimento, limpeza, preparo, esterilização, entrada arsenal e saída setor.
A seguir estão descritas as 6 etapas obrigatórias de processamento:
1ª leitura: Recebimento (OBRIGATÓRIA)
2ª leitura: Limpeza (OBRIGATÓRIA)
Registro obrigatório do processo de limpeza.
Registro opcional do processo de termodesinfecção.
3ª leitura: Preparo (OBRIGATÓRIA)
Registro opcional do processo de desinfecção com álcool 70%.
4ª leitura: Esterilização (OBRIGATÓRIA)
Registro obrigatório do processo de esterilização.
5ª leitura: Entrada no arsenal (OBRIGATÓRIA)
O material só pode realizar esta etapa quando estiver com a data de validade emitida na etiqueta de esterilização.
6ª leitura: Saída setor (OBRIGATÓRIA)
7.2. Fluxo de processamento para Semicríticos e Não Críticos¶
Apresentamos abaixo as orientações para o registro correto das etapas de leitura de rastreabilidade para os materiais das categorias “Não críticos” e “Semicríticos”, em conformidade com as diretrizes de boas práticas para o processamento de produtos de saúde, conforme especificado na RDC 15.
O fluxo de processamento desses materiais requer o registro obrigatório das etapas de recebimento, limpeza, preparo, entrada arsenal e saída setor, sendo a esterilização uma etapa opcional.
A seguir estão descritas as 6 etapas de processamento:
1ª leitura: Recebimento (OBRIGATÓRIA)
2ª leitura: Limpeza (OBRIGATÓRIA)
Registro obrigatório do processo de limpeza
Registro opcional de termodesinfecção.
3ª leitura: Preparo (OBRIGATÓRIA)
Registro opcional do processo de desinfecção com álcool 70%.
Emissão opcional da validade na etiqueta de preparo (a validade refere-se aos processos de termodesinfecção e desinfecção com álcool 70%).
4ª leitura: Esterilização (OPCIONAL)
Registro obrigatório do processo de esterilização.
Esta etapa é dispensável caso o usuário opte por emitir a data de validade na etiqueta de preparo. Caso seja optado pela não emissão da data de validade na etiqueta de preparo, a etapa de esterilização será obrigatória.
5ª leitura: Entrada no arsenal (OBRIGATÓRIA)
O material só pode realizar esta etapa quando estiver com a data de validade emitida na etiqueta de preparo ou esterilização.
6ª leitura: Saída setor (OBRIGATÓRIA)
7.3. Etapa Recebimento - Expurgo¶
Nesta etapa, é possível registrar as informações do recebimento dos materiais, tais como: setor de origem, no modal de informações do material exibida após a leitura (Figura 8) e o responsável pela entrega, no questionário ao lado esquerdo da tela (Figura 9).
O setor de origem é sugerido automaticamente pelo sistema, por meio da informação do setor para o qual o material foi dispensado na etapa de saída setor registrada no último ciclo do material na área de arsenal. Para os materiais da categoria “crítico”, é exibido no modal de informações do material as opções de não conformidades “ausência de desincrustante” e “presença de perfuro cortante” para o registro durante o recebimento do material.
É importante ressaltar que o sistema também salva os dados de identificação do material, número de itens lidos, colaborador responsável, data e horário do registro, bem como as não conformidades do item ou material. Todas as informações poderão ser consultadas nos relatórios do sistema.
Figura 8 – Como informar o setor de origem do material¶
Figura 9 – Leitura de itens e questionário da etapa de recebimento¶
7.4. Etapa Limpeza - Expurgo¶
Nesta etapa, é possível registrar as informações dos métodos de limpeza utilizados no material (Figura 10). Note que é possível registrar se foi realizada uma limpeza manual, ou automatizada. É possível registrar também, se foi realizado o processo de desinfecção em equipamentos de termodesinfecção localizados no expurgo.
Caso sejam registrados processamentos de limpeza automatizada ou termodesinfecção, o sistema solicita o preenchimento do nome do equipamento utilizado e lote informado pelo equipamento.
O sistema também salva os dados de identificação do material, número de itens lidos, colaborador responsável, data e horário do registro, bem como as não conformidades do item ou material. Todas as informações poderão ser consultadas nos relatórios do sistema.
Figura 10 – Leitura de itens e questionário da etapa de limpeza¶
7.5. Etapa Preparo - Área preparo¶
Nesta etapa, é registrada a informação da embalagem utilizada no material na tela de informações do material exibida após a leitura (Figura 11). O sistema sugere a utilização da embalagem recomendada no cadastro, mas é possível alterar caso seja utilizada outra embalagem como contingência.
Figura 11 – Como informar a embalagem utilizada no material¶
É necessário preencher o questionário exibido ao lado direito da tela apenas se o usuário estiver registrando a etapa de preparo para materiais semicríticos e não críticos (Figura 12). Informe os dados do processamento caso tenho sido realizada a desinfecção com álcool 70%, e certifique-se que a opção “Emitir data de validade na etiqueta de preparo” esteja ativada.
É importante destacar que a emissão da validade na etiqueta de preparo refere-se ao processo de termodesinfecção registrado no expurgo e a desinfecção com álcool 70% registrada no preparo. A fim de evitar o esquecimento da emissão da data de validade no preparo para os materiais semicríticos e não críticos, o campo constará habilitado automaticamente pelo sistema.
Figura 12 – Leitura de itens e questionário da etapa de preparo¶
Na “Área preparo”, também é necessário realizar a leitura de todos os itens do material. É importante certificar-se de que cada instrumento lido será introduzido corretamente na embalagem/pacote do material em que faz parte.
O sistema também salva os dados de identificação do material, número de itens lidos, colaborador responsável, data e horário do registro, bem como as não conformidades do item ou material. Todas as informações poderão ser consultadas nos relatórios do sistema.
É importante destacar que ao finalizar a etapa de preparo, o sistema emite etiquetas de identificação com os dados do material lido (Figura 13). Esta etiqueta precisa ser fixada na embalagem do material. É necessário ter atenção para que as etiquetas emitidas em sequência sejam fixadas no material correto. A utilização de fitas marcadoras de instrumentais por cores podem ajudar nesse processo, sendo possível informar a cor no cadastro do material.
Figura 13 – Etiqueta de preparo (figura ilustrativa)¶
7.6. Etapa Esterilização - Área esterilização¶
Na área “Área esterilização” espera-se que o material esteja previamente embalado e identificado com a etiqueta de preparo. Nesta etapa, é necessário realizar apenas a leitura do QR Code exibido na etiqueta fixada no material. Realize a leitura de todos os materiais que deseja inserir na carga de esterilização, preencha os dados do processamento no questionário exibido ao lado direito da tela (Figura 14) e finalize o registro, fixando nos materiais a nova etiqueta emitida pelo sistema, com os dados da etapa de esterilização (Figura 15).
Figura 14 – Leitura de material e questionário da etapa de esterilização¶
Figura 15 – Etiqueta de esterilização (figura ilustrativa)¶
O sistema também salva os dados de identificação do material, colaborador responsável, data e horário do registro, bem como as informações do processamento de esterilização. Todas as informações poderão ser consultadas nos relatórios do sistema.
7.7. Etapa Entrada arsenal - Arsenal¶
Sempre que um material finaliza a etapa de esterilização, é preciso registrar a sua entrada no arsenal. Para tanto, é necessário realizar a leitura de todos os materiais nesta etapa (Figura 16).
A fim de comprovar a entrada do material no arsenal, o sistema salva os dados de identificação dos materiais lidos, colaborador responsável e data e horário do registro.Todas as informações poderão ser consultadas nos relatórios do sistema.
Figura 16 – Leitura de materiais na etapa de Entrada Arsenal¶
7.8. Etapa Saída Setor - Arsenal¶
A fim de dispensar pacotes para serem utilizados nos setores do hospital e registrar informações da liberação de materiais no sistema, é necessário realizar a leitura dos materiais na etapa “Saída setor” (Figura 17).
Para possibilitar a rastreabilidade dos materiais fora do CME, preencha os dados do questionário ao lado direito da tela.
Figura 17 – Leitura de materiais na etapa de Saída Setor¶
Quando é necessário retornar ao arsenal com materiais que já foram dispensados para algum setor e não foram utilizados, é necessário utilizar uma ferramenta denominada “Retorno ao arsenal”, que será abordada posteriormente.
7.9. Mensagem de confirmação de processamento¶
Em cada etapa do registro de processamento, ao acionar o botão “finalizar”, são exibidas mensagens de confirmação relacionadas aos dados registrados para itens e materiais. Essas notificações possuem a finalidade de alertar o usuário sobre particulares ou circunstâncias que impactam no processamento de materiais. A seguir, estão descritos exemplos de mensagens de confirmação:
Não conformidade de material: quando um material possui registro de não conformidade, é exibida a mensagem de confirmação “O material apresenta a não conformidade ‘descrição da não conformidade’, indicando quais não conformidades foram registradas na etapa de recebimento (Figura 18).
Figura 18 – Mensagem de confirmação de não conformidade de material¶
Não conformidade de item: caso um item possua registro de não conformidade, é exibida a mensagem de confirmação “Os itens a seguir possuem registro de não conformidade” (Figura 19).
Figura 19 – Mensagem de confirmação de não conformidade de itens¶
Itens não lidos: caso um item não tenha sido lido nas etapas de recebimento, limpeza ou preparo, é exibida a mensagem de confirmação “Os itens a seguir não foram lidos” (Figura 20).
Figura 20 – Mensagem de confirmação de itens não lidos¶
Processos recomendados: caso seja selecionado um processo não recomendado no cadastro do material, é exibida a mensagem de confirmação “O processo ‘Nome do processo’ não é recomendado para esse material” (Figura 21).
Figura 21 – Mensagem de confirmação processos recomendados¶
Setores permitidos: caso seja selecionado um setor não permitido na etapa de saída setor, é exibida a mensagem de confirmação “O setor ‘Nome do setor’ não está na lista de setores permitidos para esse material” (Figura 22).
Figura 22 – Mensagem de confirmação de setores permitidos¶
Validação do lote de esterilização: caso seja registrado um lote de esterilização repetido para um mesmo equipamento, é exibida a mensagem de confirmação: “ O lote ‘Número do lote’ está associado ao equipamento ‘Nome do equipamento’” (Figura 23).
Figura 23 – Mensagem de confirmação de lotes de esterilização¶