6. Dashboards¶
6.1. Dashboard Estratégico¶
O dashboard estratégico contempla indicadores relacionados ao desempenho do CME, e pode ser visualizado por usuários de nível 2 ou usuários administradores (Figura 1).
Figura 1 – Dashboard estratégico¶
Caso o usuário tenha alguma dúvida em relação as informações exibidas no dashboard, é possível consultar os textos explicativos relacionados a cada indicador no modal (Figura 8) que é aberto ao clicar no ícone , localizado na frente de cada gráfico ou conjunto de indicadores.
Figura 2 – Modal com texto explicativo sobre o indicador¶
O gráfico “Ciclos de esterilização” exibe um conjunto de colunas para cada equipamento cadastrado no sistema. As colunas contemplam, respectivamente, a quantidade de ciclos realizados pelo equipamento no período selecionado (incluindo ciclos abortados), o número total de pacotes e a média de pacotes por ciclo.
Os cards acima do gráfico exibem o somatório das informações de número de ciclos, número de pacotes e média de pacotes por ciclos, de todos os equipamentos exibidos (as cores em comum entre colunas e cards representam o mesmo assunto).
O card representado pela cor cinza é um valor fixo, estipulado pela instituição, que representa a meta de pacotes por ciclo ideal.
Utilize o filtro ao lado direito, caso precise visualizar informações dos equipamentos de limpeza e desinfecção.
O card ao lado direito da tela, denominado “Ciclos de urgência” destaca a quantidade total de ciclos de urgência registrados na tela de esterilização. Abaixo, é representado o número de ciclos de urgência de cada tipo de esterilização registrado, bem como o percentual em relação ao total de ciclos realizados por cada método.
Nos cards “Índice de conformidade” estão representados os índices de conformidade do processamento de cada método de esterilização realizado no CME, ou seja, o percentual de ciclos finalizados corretamente, em relação o total de ciclos realizados no método. É importante destacar que quanto mais próximo de 100% for o resultado, mais satisfatório é o desempenho do CME.
Abaixo, é representado o número de ciclos abortados de cada tipo de processamento de esterilização, ou seja, a quantidade de ciclos de esterilização que utilizaram a ferramenta “aborto de ciclos de equipamento”. Vale ressaltar, também, que quanto mais próximo de 0 for a quantidade de ciclos de esterilização abortados, mais satisfatório é o desempenho do CME.
O gráfico “Tempo por área” representa em cada coluna o tempo médio de permanência dos materiais nas áreas do CME, sendo que:
Expurgo: Intervalo de tempo entre a leitura do recebimento até a leitura do preparo;
Preparo: Intervalo de tempo entre a leitura do preparo até a leitura da esterilização;
Esterilização: Intervalo de tempo entre a leitura da esterilização até a leitura da entrada no arsenal;
Arsenal: Intervalo de tempo entre a leitura de entrada no arsenal até a leitura de saída setor;
O tempo abaixo do título é calculado pela média de permanência dos materiais em todas as áreas selecionadas no filtro. Utilize o filtro localizado à direita do gráfico para personalizar as áreas que deseja visualizar. Para observar o tempo por categoria de material, utilize o filtro “Tipo de material” na parte superior.
O informativo do card “Materiais com itens extraviados” representa a quantidade de materiais que foram lidos nas etapas de recebimento, limpeza ou preparo com itens a menos no intervalo de tempo selecionado.
O informativo do card “Itens danificados” representa a quantidade de itens que tiveram a não conformidade “item danificado” registrada nas etapas de recebimento, limpeza ou preparo no intervalo de tempo selecionado.
O informativo do card “Materiais reprocessados” representa a quantidade de materiais que fizeram o uso da ferramenta “reprocessamento de materiais” no intervalo de tempo selecionado.
O percentual exibido é calculado por meio da quantidade de materiais reprocessados em relação ao total de materiais recebidos no expurgo no período de tempo selecionado.
O informativo do card “Recebimento de materiais vencidos” representa a quantidade de materiais que realizaram a etapa de recebimento no expurgo em dias posteriores à data de validade emitida no processamento anterior.
O percentual exibido é calculado por meio da quantidade de materiais vencidos em relação ao total de materiais recebidos no expurgo no período de tempo selecionado.
6.2. Dashboard Operacional¶
O dashboard operacional contempla indicadores relacionados à produtividade do CME, bem como o controle de materiais vencidos e prestes a vencer, e pode ser visualizado por todos os usuários (Figura 3).
Figura 3 – Dashboard operacional¶
Caso o usuário tenha alguma dúvida em relação as informações exibidas no dashboard, é possível consultar os textos explicativos relacionados a cada indicador no modal (Figura 4) que é aberto ao clicar no ícone , localizado na frente de cada gráfico ou conjunto de indicadores.
Figura 4 – Texto explicativo¶
O indicador de “Status atual dos materiais” fornece informações atualizadas sobre o status de todos os materiais presentes nas áreas de expurgo, preparo, esterilização, arsenal e também de materiais liberados para setores conforme descrito abaixo:
O card “Materiais em processamento” exibe o somatório do número de materiais presentes nas áreas expurgo, preparo e esterilização.
O card “Expurgo” exibe o número de materiais atualmente presentes na área expurgo, ou seja, os materiais que foram lidos nas etapas de recebimento e limpeza, mas que ainda não realizaram leitura na etapa de preparo ou fizeram uso da ferramenta de devolução de material.
O card “Preparo” exibe o número de materiais atualmente presentes na área preparo, ou seja, os materiais que foram lidos na etapa de preparo e não realizaram leitura na esterilização ou fizeram uso da ferramenta devolução de material.
O card “Esterilização” exibe o número de materiais atualmente presentes na área esterilização, ou seja, os materiais que foram lidos na etapa de esterilização e não realizaram leitura na etapa de entrada arsenal ou fizeram uso da ferramenta devolução de material.
O card “Arsenal” exibe o número de materiais atualmente presentes na área arsenal, ou seja, os materiais que foram lidos na etapa de entrada arsenal e não realizaram leitura na etapa de saída setor ou fizeram uso da ferramenta devolução de material. Os materiais que utilizaram a ferramenta retorno ao arsenal também estão inclusos neste número.
O card “Em setores” exibe o número de materiais atualmente localizados nos setores, com exceção do setor CME, ou seja, os materiais que foram lidos na etapa de saída setor e que ainda não retornaram ao expurgo por meio da leitura na etapa de recebimento.
O indicador de “Vencimentos” fornece informações atualizadas sobre os materiais vencidos e próximos a vencer, conforme descrito abaixo:
O card “Materiais vencidos” exibe o número de materiais cuja data de validade expirou nos últimos 30 dias, até a data atual da consulta. Para obter mais informações, consulte o relatório de vencimento de materiais.
O card “Materiais a vencer” exibe o número de materiais cuja data de validade está prestes a expirar nos próximos 30 dias, a partir da data atual. Para obter mais informações, consulte o relatório de vencimento de materiais.
O gráfico de “Produtividade por etapas” representa o número de materiais lidos em cada etapa de processamento (recebimento, limpeza, preparo, esterilização, entrada arsenal e saída setor) durante o período de tempo selecionado. O número exibido abaixo do título é a soma total do número de materiais lidos em todas as etapas de processamento. Para personalizar o intervalo de datas, utilize o filtro localizado no canto superior direito do gráfico.
Para os usuários de nível 1, os dados do gráfico são extraídos dos registros feitos pelo próprio usuário logado, exibindo apenas informações individuais.
Já para os usuários de nível 2 e administradores, as informações mostradas são o somatório da produtividade de todos os usuários.